Voltar

Revitalização da Praça da Liberdade – Belo Horizonte

O entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, passou recentemente pelo processo de modernização – dos jardins à iluminação, incluindo também novas árvores, mudas de flores paisagísticas e restauração do coreto e da estátua Ninfa, além do piso da pista de caminhada que a circunda. Seu mobiliário também foi renovado.

De acordo com Cristina Andrade, do portal BHAZ, no que tange a iluminação, preservou-se o poste original do modelo republicano, o qual foi realocado para o interior da praça, a qual passou a abrigar 60 postes republicanos, instalados respeitando a simetria da praça e postes já existentes. Além dessa realocação, todas as peças, algumas danificadas pela ação do tempo ou mesmo por vandalismo, passaram por um minucioso processo de restauração, com acompanhamento do Iepha-MG, sendo realizado pela PBH e pela concessionária que cuida da iluminação pública da cidade, a Bhip.

O entorno da Praça da Liberdade e as ruas ao redor receberam novos postes decorativos em aço galvanizado na cor cinza chumbo. Esses postes fazem a iluminação da via pública e da pista de caminhada da praça e foram instalados na avenida Bias Fortes, avenida Brasil, avenida Cristóvão Colombo, rua da Praça Mendes Júnior, rua Gonçalves Dias e rua Sergipe.